Postagens populares

terça-feira, 9 de outubro de 2012


HOMILÉTICA, SUA IMPORTÂNCIA, DEFINIÇÃO E ORIGEM

SUA IMPORTÂNCIA

A homilética é uma das matérias de suma importância dentro da grade do curso teológico, tendo em vista que a mesma trata exatamente de como compor e expor com eficiência um sermão bíblico. É através desta ferramenta, que o estudante aprenderá a desenvolver seus sermões de forma que proporcione melhor compreensão aos seus ouvintes; facilite sua comunicação e expressão; receba orientação de um modo geral sobre a arte de pregar e aprenda a fazer uma auto-critica de sua atuação.
Sendo a HOMILÉTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O próprio Jesus Cristo em Lucas 16 : 16 disse: Ide pregai o evangelho...


DEFINIÇÃO DE HOMILÉTICA
O termo (homilética) deriva do substantivo grego "homilia", que significa literalmente "associação", "companhia", e do verbo homileo, que significa "falar", "conversar". O Novo Testamento emprega o substantivo homilia em 1 Coríntios 15.33 ...as más conversações corrompem os bons costumes.
Segundo o dicionário Aurélio, homilética é a arte de preparar sermões religiosos.

É arte, quando considerada em seus aspectos estéticos (a beleza do conteúdo e da forma); é ciência, quando considerada sob o ponto de vista de seus fundamentos teóricos (históricos, psicológicos e sociais); e é técnica, quando considerada pelo modo específico de sua execução ou ensino."

Ainda podemos dizer que homilética é: a arte de preparar e expor sermão religioso. Em suma, é a arte de ordenar as idéias do pregador para que elas sejam entendidas pelos ouvintes.

A ORIGEM DA HOMILÉTICA
O termo "homilética" surgiu durante o Iluminismo, entre os séculos XVII e XVIII, quando as principais disciplinas teológicas receberam nomes gregos, como, por exemplo, dogmática, apologética e hermenêutica.
A arte de falar em publico nasceu na Grécia antiga com o nome de retórica. O Cristianismo passou a usar essa “arte” como meio da pregação evangélica com o nome de oratória sacra, que no século XVII passou a ser chamada nos meios acadêmicos de Homilética.
A Homilética propriamente surgiu, como discurso religioso, quando os pregadores cristãos começaram a estruturar suas mensagens segundo as técnicas da retórica Grega e da oratória romana. Despontou-se no século IV AD, com os pregadores Gregos, Basílio e Crisóstomo e com os latinos Ambrósio e Agostinho.


Pr.Aparecido Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário