Postagens populares

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

APRENDENDO COM OS PREGADORES DA BÍBLIA



APRENDENDO COM OS PREGADORES DA BÍBLIA

Nesta secção eu quero mostrar como a vida de alguns homens de Deus encontrados na bíblia podem nos ajudar como pregadores, visto que estes homens também foram pregadores. Existem alguns pontos e alguns episódios na vida de vários pregadores na bíblia que podem nos servir de exemplo ou de lições. Nós não somos os primeiros pregadores, antes de nó já houve outros, já houve outros que falaram da parte de Deus, outros que também foram instrumentos de Deus. Precisamos aprender com eles, precisamos aprender como eles lidaram com o chamado de Deus como pregadores e como procederam diante de Deus. Entre eles incluo Jesus, que foi e é o maior e o melhor de todos os pregadores, principalmente com ele precisamos aprender. Todo o pregador deve estudar a vida destes homens e tirar as lições valiosas que Deus quer ensinar-nos através deles. Aqui citarei apenas alguns pontos, eis aqui alguns destes pontos:

ELIAS:
·        Era totalmente contra o pecado (2 Rs.1:1-4): Por mais que pareça absurdo, hoje temos alguns pregadores que são a favor do pecado, alguns assumem isto,mas outros o negam completamente. Temos pregadores que defendem alguns tipos de pecados e pregam a favor destes pecados. Alguns outros não assumem e nem pregam a favor, mas vivem em pecados como se não fosse pecado. Elias era totalmente contra o pecado, não vivia no pecado e pregava contra o pecado.

·        Fazia o que Deus mandava (1 Rs.17:5): Elias obedecia a voz de Deus, fazia o que Deus ordenava para ele. Hoje em dia temos vários pregadores que vivem e fazem as coisas segundo o pensamento e o querer deles. O pregador que quer ser um pregador instrumento nas mãos de Deus, deve ser aquele que faz tudo o que Deus mandar. Por mais que as outras pessoas te achem certinho e santinho demais, seja aquele que sempre faz o que Deus manda.

·        Recebia o sustento de Deus (1 Rs. 17:4,9): Alguns pregadores não conseguem viver só daquilo que Deus lhes dá como sustento de forma honesta, mas entram em caminhos tortuosos para que possam ter e conseguir muito mais do que o que Deus tem dado. Temos hoje em dia pregadores vendendo drogas, pregadores extorquindo as pessoas (até a sua própria igreja). Temos pregadores burlando pessoas no púlpito (absurdo, mas real), parece que alguns deles fazem faculdade disto, são tão bons em extorquir, burlar e enganar as pessoas no púlpito, são peritos no assunto, têm e inventam cada técnica diabólica. Todo pregador de Deus deve ter o cuidado de não entrar nesta leva, é um caminho puramente diabólico e que conduz diretamente ao inferno.

·        Deus honrava a sua palavra (1 Rs.17:13-16): Deus cumpria o que saía da boca de Elias. Uma das maiores bênçãos que todo pregador deve desejar ardentemente é que seja aquele que Deus honra a sua a palavra. Aquele que Deus não somente o ouve, mas Deus o ouve e atende, Deus o ouve e reponde, Deus o ouve e cumpri a sua palavra. Eu acredito que isto ainda é possível, Deus ainda pode levantar homens assim.

·        Deus lhe usava (1 Rs.17:17-23): Quando um pregador só prega e não é usado por Deus, ele deve rever o seu chamado e buscar a face de Deus em seu ministério. Cada pregador deve ser um instrumento nas mãos de Deus. Não devemos somente pregar, devemos almejar muito mais do que isto. Deus quer nos usar em curas, milagres, libertações, consolações, soluções, profecias etc. Um pregador não deve medir esforços se o assunto for ser usado por Deus, santifica-te cada vez mais, ore incansavelmente e insistente, jejue como um louco até Deus começar a te usar. Mas não te satisfaça em ser usado uma vez só ou durante um período só, busque a Deus e mantenha-te junto com Deus, que os sinais e as maravilhas fluam sempre no teu ministério.

·        Deus lhe ouvia (1 Rs. 17:22): Todo pregador deve desejar profundamente que Deus sempre o ouça. Muitos pregadores querem ser ouvidos sempre pelo público, mas não se preocupam em serem também ouvidos por Deus. Muitos pregadores que nós ouvimos hoje em nossos dias, Deus já não os ouve faz tempo.
·        Era reconhecido como homem de Deus (1 Rs. 17:24): Hoje em dia temos muitos que se auto intitulam de homens de Deus, fazem de tudo para alcançarem este reconhecimento, mas poucos são realmente reconhecidos como homens de Deus. Ainda existe o detalhe de que muitos que são chamados homens de Deus por algumas pessoas, não verdade o próprio Deus os considera e vê como “homens do diabo”. Mas o detalhe que eu acho interessante salientar aqui é que muitos pregadores só são reconhecidos como homens de Deus por pessoas que nunca viveram com eles, por pessoas que não os conhecem bem
·        Não pedia e nem fazia mais do que Deus lhe falava: Existe um grupo de pregadores hoje que nunca se satisfazem em fazer apenas o que Deus lhes ordena. Deus enviou Elias a casa daquela mulher para que ele fosse sustentado lá e só se restringiu nisso. Se fosse nos dias de hoje e com certo grupo de pregadores, Elias casaria com esta senhora. E alguns destes pregadores não se importam em saber que a senhora ou moça já é casada, eles têm soluções para estes casos, profetizam que o esposo não é a pessoa que Deus predestinou para ela. Temos muitos desses casos hoje em dia, pregadores que tomam noivas e esposas dos outros, e às vezes eles mesmos não casam com elas, simplesmente começam a viver juntos. Ninguém mais quer faze como Elias, acham que é ser santo demais.

·        Não temia denunciar o pecado (1 Rs.18:18): Temos muitos pregadores hoje que denunciam a falta de prosperidade, a falta de progresso, mas temos poucos pregadores que ainda denunciam o pecado. Atualmente muitos  pregadores normalizam o pecado, vivem no pecado, defendem o pecado e ensinam como viver em pecado e ao mesmo tempo viver bem com Deus (trágico).

·        Não temia e nem tinha complexo diante de pessoas com posições sociais elevadas (1 Rs.18:18): Em muitas igrejas, é só entrar alguém de alta posição social durante a pregação, que a pregação muda de rumo e de argumentos. O pregador se perde, alguns começam a louvar a pessoa que entrou e outros simplesmente não conseguem mais pregar, de tão atrapalhados que ficam. Muitos pregadores são cheios de complexos diante de pessoas de alto poder aquisitivo ou de alta posição social. Muda o discurso, se perde, bajula e começa a louvar a pessoa (se esta pessoa de alta posição for uma mulher, a história ainda corre o risco de tomar um outro rumo, imaginem só).

·        Tinha uma posição firme (1 Rs. 18:21): O que falta a muitos pregadores é firmeza bíblica e teológica diante do mundo pós-moderno em que vivemos. Assim como Elias nós pregadores devemos ter uma posição para que assim possamos pregar as outras pessoas para que também se posicionem.

·        Não se vendeu à Jezabel: Muitos pregadores hoje em dia se vendem por qualquer coisa, se vendem por uma oferta, se vendem por um dizimo e se vendem por uma simples promessa. Se a própria Jezabel vivesse nos nossos dias imagino o número de pregadores que ela compraria. Nunca houve tempos com tantos pregadores como os tempos e ao mesmo tempo nunca houve tempos com pregadores tão baratos como os pregadores que temos nos tempos de Hoje. O pregador deve entender que não pode se vender por nada neste mundo. O diabo tentou fazer com que Jesus se vendesse para ele, em troca da glória, mas Cristo resistiu, e nós somos o fruto desta resistência.

·        Manteve-se fiel a Deus apesar das ameaças: Hoje em dia alguns pregadores não suportam as ameaças, basta receberem uma ameaça, começam a temer e a tremer, trocam logo o discurso e se tornam pregadores agradáveis. Ser ameaçado é o normal de todo bom pregador.

·        Tinha o oráculo de Deus (1 Rs. 17:1): Todo o pregador deve ter os oráculos de Deus.

·        Era um instrumento que demonstrava a glória e o poder de Deus (1 Rs. 18:20-40; 2 Rs. 1:9-16): O pregador deve ser um instrumento para a demonstração e manifestação da glória de Deus.

·        Tinha a palavra profética (1 Rs. 18:41-46): Todo o pregador deve ter a palavra profética de Deus.
·        Teve problemas (1 Rs. 19:1-14): Elias era homem como todo homem, não era um deus, e como homem estava sujeito a problemas como todo mundo. Todo pregador deve estar ciente de que pode ter problemas no seu ministério. Devemos estar conscientes de que o diabo pode levantar situações difíceis e problemáticas, não só ele como também nós por conseqüência das nossas decisões e atitudes erradas podemos originar problemas nas nossas vidas.

·        Passou por crise (1 Rs.19:1-14): O pregador precisa saber que todo o pregador está susceptível a períodos de crises.  Elias que foi um grande homem de Deus teve um período de crise, o que diremos de nós? Todos podemos ter estes momentos, a questão é como encarar este momento ou pelo menos como passar por este momento. Como pregadores devemos estar preparados para passarmos por estes momentos, devemos ter força e sabedoria de passarmos por estes momentos.

·        Deus lhe honrou (2 Rs. 2:9-14): Um dos nossos grandes desejos como pregadores que somos deve ser que Deus nos honre, isto é, que Deus nos afirme e confirme como homens de Deus. Que Deus seja conosco e que confirme sempre que Ele está conosco.

·        Ele deixou um sucessor: Elias formou Eliseu e outros. Muitos pregadores de hoje são tão egoístas que não se preocupam em ensinar aos outros o que eles sabem. É claro que nem todo pregador (os novatos) podem ensinar os outros esta arte. Mas os anciãos devem saber que é a responsabilidade deles passarem o conhecimento e as habilidades que eles têm aos novatos nesta área. É uma coisa doce demais vermos anciãos pregadores ensinando e promovendo os novos. Nem todos os anciãos conseguem fazer isto, alguns têm medo e outros simplesmente não têm um bom coração.

·        Ele formava outros profetas: Na bíblia várias vezes encontramos os chamados filhos de profetas, estes eram os profetas em formação. Na época havia o costume de se ter as escolas dos profetas, eles freqüentavam estas escolas que eram dirigidas por um profeta Ancião. O profeta ancião tinha a responsabilidade de ensinar tudo o que ele sabia aos novatos. Ensinava as leis, a postura de um profeta diante de Deus e diante da nação, ensina como ouvir a Deus e como transmitir a mensagem ao povo de Deus, enfim, ensinava todo profetismo antigo. Os grandes e bons pregadores atuais deveriam estar empenhados na formação de novos pregadores, deveriam estar empenhados a ensinar a verdadeira vida cristã aos novos pregadores. Os pregadores atuais deveriam ser ensinados não somente a pregar, mas também a como serem exemplares, ou seja, a como viverem a vida cristã.  A maior parte dos grandes pregadores atuais estão mais preocupados em como serem mais temidos e respeitados, em como vestirem e viajarem mais, alguns estão mais empenhados em como ganharem mais fama e mais dinheiro, etc. Alguns que tentam ensinar alguma coisa aos jovens, o que eles ensinam é como ganhar a fama, como se vestir bem, alguns até ensinam como mentir e enganar o povo de Deus. Ensinam tudo menos como conciliar o temor de Deus e a arte de pregar.


JEREMIAS:
·        Sofria pelo seu chamado, mas continuava servindo a Deus. (Jr. 18:18-19): O pregador deve estar disposto a sofrer pelo seu ministério, o sofrimento faz parte da nossa herança aqui na terra.
·        Apanhou por causa da sua mensagem, mas continuou falando da parte de Deus. (Jr.20:1-2, 7-9): Paulo e outros apóstolo também apanharam, mas continuaram pregando. Aquele que tem a mensagem não se cala mesmo apanhado. Enquanto nós pregamos livremente em alguns países, existem outros países onde muitos são presos e açoitados por pregarem a palavra de Cristo.

·        Foi ameaçado de morte (Jr.26:8): Isto pode acontecer na vida de todo pregador. Por favor, não abandone o teu chamado quando isto acontecer.

·        Foi contrariado (Jr. 28)

·        Foi lançado na prisão, mas não se rendeu (Jr.37:15-16)

·        Não foi aceite (Jr. 44:15-19): Muitos pregadores esperam ser aceites por todo mundo, mas a verdade é que por mais excelente que sejas, sempre haverá resistência por parte de alguns.

·        Não temia dizer o que Deus mandava diante de quem quer que fosse (Jr. 22:1)

JOÃO BATISTA:
·        Sabia quem ele era (João.1:23): É interessante vermos hoje o número de pregadores que não sabem quem são. Querem ser Jesus, querem ser Deus, mas não querem ser o que Deus quer que eles sejam. Muitos no princípio da carreira sabiam, mas depois da fama se perderam totalmente, perdem a noção de quem são e do por que Deus os chamou. Tenta imaginar se um dos muitos pregadores atuais fosse o João Batista e lhe fosse perguntado quem ele era, é obvio que a resposta seria, eu sou cara, eu sou o esperado, eu sou o ungidão, o dono do azeite e de toda unção. Os pregadores de hoje querem todos os títulos e nomes, até os títulos que não devem nunca tomar. Todo pregador não deve se esquecer de que é um simples (doulos) escravo de Cristo. Somos e devemos ser meros instrumentos, canais, servos fazendo nada mais do que o nosso dever (pregar o Evangelho)

·        Era Humilde (João.3:30): Uma das primeiras coisas que tem sumido da vida e do ministério dos pregadores é a humildade. Bastou subir no púlpito que já seja acha dono de tudo e de todos. Bastou subir no púlpito que já se acha o próprio messias. Alguns acabam com a própria careira por causa da soberba. A falta de humildade faz com que muitos pregadores façam o que não devem, faz com que muitos pregadores se percam e percam totalmente o respeito por todos e por tudo. João Batista apesar de ter multidões de ouvintes e seguidores, permaneceu humilde. Atualmente quando Deus começa a usar um pregador, este não permite que ninguém mais se encoste ao seu lado. Se afasta de todo mundo e não permite às vezes que as pessoas o cumprimentem nas mãos.

·        Conhecia a sua missão (João1 26; 3:28): Todo pregador deve se fazer sempre esta pergunta: “qual é a minha missão?”; “O que Deus me enviou para fazer?”. Muitos pregadores só pregam, sem terem a mínima noção da missão que Deus lhes confiou. Conhecer a nossa missão nos ajuda em muitas coisas, nos salvaguarda do desvio. Todo pregador deve saber que a sua grande missão é ganhar vidas para Cristo, não para ele mesmo, mas para Cristo. A nossa grande missão é ganhar, discipular, edificar e levar à maturidade cristã todo crente ganhado. João sabia que ele era um precursor de Cristo, tinha como missão preparar o caminho do Messias, pregando e batizando. Todo pregador deve saber que “Perder a noção da missão, é perder a visão. Perder a visão é trabalhar sem saber o por que e o para quê”.

·        Conhecia o seu lugar (João.3:29): Conhecer o seu lugar como pregador, é conhecer os teus limites e o teu trabalho. Todo pregador precisa conhecer o seu lugar, João Batista sabia.

·        Reconhecia que não era o Messias (João.1:19-20): Uma outra coisa imprescindível e importantíssima, é reconhecermos o que não somos. Somos bons em reconhecermos o somos e até em acharmos que somos o que não somos. Mas quantos de nós ainda conseguimos e podemos reconhecer que não somos tudo, não somos bons em tudo e que precisamos dos outros para nos completarem? Há pregadores que acham que são bons em tudo, acham que podem tudo. Já encontrei alguns assim, acha que é bom em todas as áreas da bíblia ou de teologia, acha que é bom em todas as áreas práticas do ministério e acha que tem todos os dons espirituais. Não somente acha tudo isto, mas também acha que os outros não sabem nada e não têm nada. Reconhecer o que não temos e o que não somos é um grande passo para desenvolvermos e progredirmos. Aquele que acha que tem tudo e que é tudo, na verdade não tem nada e não é ninguém.

·        Tinha os olhos espirituais (João1: 29, 32,36): João Batista foi capaz de identificar quem era Jesus no meio de uma grande multidão, mesmo este não tendo nada que o identificasse como tal. As opiniões teológicas sobre o episódio são divergentes, para alguns João teve uma revelação momentânea naquele instante, para outros João enxergou Jesus com os olhos espirituais. Mas o fato é que João identificou Jesus, e não o identificou por si mesmo. Enxergou quem Jesus era de verdade e a sua missão (identificou-lhe como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo).  Muitos pregadores vivem e levam as suas careiras baseados na aparência das pessoas. É comum vermos pregadores seguindo pessoas que não deveriam seguir, simplesmente porque estes têm dinheiro ou uma posição social elevada, não conseguem enxergar além disto. É uma grande bênção quando um pregador consegue enxergar além das aparências e mascaras. É uma grande bênção quando o pregador não se baseia na aparência para confiar ou se aproximar de alguém. Todo pregador deve pedir isto a Deus.

·        Apontava para Cristo (João.1:29,36): João Batista não se apontava a si mesmo, mas apontava a pessoa de Cristo. Ensinava que depois dele viria àquele que é o maior, o Messias. Quantos pregadores ainda apontam a Cristo? Quantos ainda mostram Cristo para as pessoas? Quantos ainda conseguem dizer para as pessoas, eu não sou o alvo, eu não sou a meta, quantos ainda conseguem? A maior parte dos pregadores atuais têm se colocado como o alvo, a menta ou como o objetivo final da salvação. Muitos pregadores apontam para a própria pessoa, para ele mesmo. Ele deve ser honrado, ele deve ser respeitado e venerado. Ele deve ser conhecido e entendido. Todos devem conversar muito com ele, devem se preocupar com ele e devem amá-lo. Nisto tudo se esquece de dizer às pessoas que o mais importante é Cristo, o mais importante é conhecerem a Cristo, amá-lo acima de tudo e de todos. Pregador, aponte a Cristo, só a Cristo, como João fazia.

·        Pregava a verdade (Mt.3:7-10): A verdade. Muitos pregadores deixaram de pregar a verdade faz tempo, se esqueceram totalmente de como se prega a verdade. Pregam tudo, menos a verdade. Muitos pregadores têm medo de pregar a verdade por medo de perderem a popularidade. Amam-se tanto que não querem ser odiados por causa da verdade de Cristo (muito triste). Pregadores atuais perderam a arte de confrontar o pecado do homem com a verdade da palavra de Deus.

·        Pregava o arrependimento dos pecados (Mt.3:2): Hoje em dia a moda que muitos pregadores é pregar sobre a prosperidade. Parece que alguém lhes proibiu de pregar o arrependimento. Em muitos púlpitos já não se pode pregar o arrependimento, quem tenta é logo cortado e nunca mais sobe. João Batista pregava sobre o arrependimento, pouco importava quem estivesse a sua frente ou no seu público, a mensagem era: “arrependei-vos porque é chegado o reino de Deus”.

·        Pregava sobre o inferno (Mt.3:10,12): Não me lembro mais do dia em que ouvi alguém pregando sobre o inferno. Triste. As pessoas precisam saber qual será o fim dos que não nascerem de novo.

·        Pregava contra o pecado (Lc.6:17-18): Hoje em dia precisamos conscientizar as pessoas de que pregar contra o pecado não é crime. Devia ser o normal de todo o pregador pregar contra o pecado. O que é crime para um pregador é ver o pecado e fazer de conta que não viu, crime é não pregar contra o pecado.

·        Cristo tinha lugar central na sua mensagem (Mt.3:11): Todo pregador deve ter Cristo no centro da sua mensagem. Pregação só é pregação e só vale quando é sobre Cristo. Se for sobre nós mesmos é outra coisa e não pregação, pode ser chamada de conversa, entretenimento, história ou balela, mas não pode ser chamada de pregação.

·        Não temia (Mt. 3:7-9): Uma das coisas que o pregador não deve nunca ser é medroso. Seja qual for o meio que estivermos ou igreja onde estivermos, não devemos temer diante de nada. Nem temor e nem complexos em nós. Pregar exige coragem e ousadia.

JESUS
·        Tinha a vida de oração (Mc.1:35): É uma contradição tremenda alguém ser pregador e não ter a vida de oração. Vais pregar o que se não conversas com aquele que dá as mensagens? O pregador que tem a vida de oração este sim pode ser considerado de pregador, aquele que não tem vida de oração pode ser considerado de um simples orador ou “falador”, mas definitivamente não é pregador. Jesus mesmo sendo Deus orava, e nós que somos meros humanos o que devemos fazer? Oração mais oração, oração e depois mais oração.

·        Amava as pessoas: O pregador que não ama as pessoas, não serve para ser pregador. Pregar sem amor é brincar de pregação. Aquele que prega deve também amar aos que ele prega. E este amor não pode ser fingido, deve ser de coração.

·        Não desprezava ninguém (Mt. 10:13-14): Os grandes pregadores de hoje basta ser reconhecido, começa a desprezar todo mundo, até aqueles que antes eram amigos, já não podem se aproximar dele. Desprezo e menosprezo se tornou a marca dos grandes pregadores atuais.

·        Era cheio do Espírito Santo (Lc.4:1): Hoje em dia temos pregadores cheios de charme, cheios de elegância e cheios de renome, mas temos poucos pregadores cheios do Espírito Santo. Muitos quando se tornam pregadores, as primeiras coisas que começam a buscar são: camisa de pregadores, terno, sapato e meias de pregadores. Depois disto começam a buscar a suposta aparência e fama de pregador (muitas vezes ainda não entende nada de pregação e nem sabe pregar). O que todo pregador deve buscar incessantemente e incansavelmente é ser cheio do Espírito Santo. Ser cheio da graça, da unção e da glória de Deus.

·        Tinha a unção do Espírito Santo (Lc.4:18): Ter a unção do Espírito Santo é uma exigência de todo servo de Deus. Para um pregador é imprescindível, indispensável e fundamental ter a unção do Espírito Santo. A unção faz a diferença. A unção leva o pregador a uma outra dimensão de pregação. A unção grita mais alto do que a voz do pregador.  Jesus disse e afirmou que tinha sido ungido, isto, antes de começar a sua missão. Admiro muito a atitude de muitos jovens, totalmente sem unção, mas apressados e autonomeando-se de pregadores. São totalmente sem preocupação da busca de unção. São totalmente sem um pingo de unção. Nisto tudo é importante se notar que a unção não é o cair, o “xingilar” ou gritar das pessoas, a unção é simplesmente a capacitação sobrenatural do Espírito Santo, a saber, que se pode manifestar de várias formas (dentre elas as que citei acima).

·        Era acusado (Mt.9:34): Várias vezes Jesus foi acusado, foi acusado de expulsar demônios pelo poder de Belsebu. Todo pregador deve estar preparado para ser atacado e acusado de várias formas. É gostoso quando somos aplaudidos e elogiados, mas quando somos atacados e acusados por todos, aí sim se descobre quem foi chamado por Deus e que Deus nunca chamou e nem conheceu. Os profetas do A.T. foram acusados, Jesus e os apóstolos também foram. O que esperar de nós?

·        Tinha compaixão das almas (Mt.9:36): Todo discípulo de Cristo deve ter compaixão das almas, assim como Cristo teve.
·        Queria mais obreiros (Mt. 9:37-38): Alguns pregadores de hoje, principalmente alguns dos grandes pregadores, odeiam a idéia de haver mais pregadores. Se dependesse de alguns pregadores atuais, eles seriam os únicos pregadores ou servos de Deus. Só me pergunto, o que aconteceria à obra de Deus depois da morte deles?

·        Era um trabalhador perspicaz (Mt. 9:35): O número de pregadores preguiçosos e vagabundos que existe hoje é surpreendente. O pregador deve ser um homem de trabalho, ou seja, deve ser um homem que ora, evangeliza, discipula, prega, visita, etc.

·        Era humilde e simples (Mt.9:11-13): A humildade e a simplicidade de Jesus me surpreende, o Grande e o Eterno Deus, humilde e simples. Ainda nos falta muito. Nós que somos meros humanos, “pequenos” e “finitos”, somos tão arrogantes e soberbos, e nos tornamos insuportáveis por mínima posição alcançada.

·        Não cobrava para ir às casas das pessoas (Mt.9:18-19): Existe hoje um grande número de “pregadores cobradores”. Pregadores que cobram para evangelizar, cobram para fazer oração, cobram para visitar ou até mesmo para conversarem com as pessoas. É triste, mas é a nossa dura realidade. Muitos ainda acham que a pregação é meio de enriquecimento próprio. Uma forma para fácil e rápido enriquecimento. Jesus visitava, orava, evangelizava e não pedia dinheiro. Se alguém quiser te abençoar ou Deus quiser te abençoar financeiramente através de alguém, amén. Ele pode. Mas por favor, tenha vergonha na cara, pare de ficar andando por aí cobrando a todos. Ser pregador não dá ninguém direito a cobranças sem base e sem lógica.

·        Tinha autoridade no seu ensino: Muitos pregadores ensina e pregam a palavra de Deus sem a autoridade devida da Palavra. Pregam como se estivessem pregando a palavra de um homem. Não afirmam a palavra de Deus com autoridade Há pregadores que pregam como se estivessem mortos ou moribundos.


PEDRO
·        Esperou ser cheio com o poder do Espírito Santo: Já falamos anteriormente desta necessidade na vida de todo pregador.

·        Não tinha medo: Também já tratamos disso anteriormente.

·        Tinha ousadia: Todo pregador precisa se ousado.

·        Dependia de Deus: Foi onde Deus lhe enviou.

PAULO
·        Era ministro pela vontade de Deus: Ele sempre deixava claro que era pregador pela vontade de Deus.

·        Pregava a Cristo: As epístolas de Paulo estão repletas de ensinamentos sobre Cristo.

·        Pregava o pecado: Fato de estarmos debaixo da graça não faz com que o pecado seja uma coisa normal, Paulo sempre ensinava sobre a necessidade de uma vida de santificação.

·        Pregava a edificação da igreja: Paulo sempre pregou e primou pela edificação da igreja. Hoje em dia temos muitos pregadores destruidores de igrejas.

Um comentário:

  1. Acesse nossos Sites e Curta a Nossa Página do facebook:
    http://www.facebook.com/ProfMarcioDeMedeiros?ref=h
    NOSSA NOVA PAGINA:
    https://www.facebook.com/pages/Blog-do-Prof-Marcio-de-Medeiros/587441861298139
    NOSSOS SITES:
    http://profmarciodemedeiros.blogspot.com/
    https://sites.google.com/
    http://www.prof-marcio-de-medeiros.webnode.com/
    http://profmarcio.ucoz.com/

    ResponderExcluir