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quarta-feira, 12 de setembro de 2012

ALGUMAS REGRAS DE HERMENÊUTICA



ALGUMAS REGRAS DE HERMENÊUTICA

Aqui algumas regras úteis para uma boa interpretação das escrituras, baseado em outros livros e no livro: Como entender a Bíblia, do Dr. António Renato Gusso.
·        Pedir constantemente a orientação divina: o pregador deve sempre depender da orientação divina, deve sempre buscar a orientação divina, nunca deve se achar auto-suficiente.
·        Não tomar o texto bíblico como qualquer outro texto: o texto bíblico não é um texto de William Shakespeare e nem um jornal, é um texto com propósito divino.
·        Abordar todas as passagens com humildade: o pregador deve evitar toda soberba e todo o orgulho, deve se achegar ao texto sagrado com um coração humilde.
·        Abordar todas as passagens com um espírito ensinável: o pregador deve aprender com as sagradas escrituras antes de ensinar aos outros. Não deve resistir às Escrituras quando elas confrontam um aspecto de sua vida.
·        Despojar-se de todos os pressupostos errados sobre a Bíblia: muitos não conseguem extrair o verdadeiro pensamento do autor porque estão cheios de pressupostos errados, pressupostos científicos, culturais e pós-modernos que muitas vezes impedem o pregador de enxergar o que verdadeiramente o texto está falando.
·        Observar o texto com muita atenção: quando nos aproximamos do texto bíblico, devemos empreender todo o esforço possível, devemos prestar atenção em todos os detalhes contidos no texto.
·        Observar o contexto com muito cuidado: o cuidado consiste em aplicar corretamente as regras hermenêuticas no texto em estudo para que se possa interpretar corretamente o texto sagrado.
·        Descobrir o pano de fundo da passagem: o pregador deve descobrir a história por detrás do texto bíblico, ou seja, porque é que o autor está escrevendo isto, em que circunstancias, em que época e onde.
·        Identificar os tipos ou gêneros de literatura: na bíblia nós encontramos vários gêneros diferentes, histórias, poesias, profecias, cânticos, etc..
·        Não interpretar passagens figuradas como literais e vice-versa: existem muitos pregadores que entendem e interpretam todos os textos como se fossem literais e outros pregadores que interpretam todos os textos como se não fossem literais.
·        Descobrir os diversos significados de uma palavra: existem palavras na Bíblia que podem ter mais de um significado dependendo do contexto. O pregador precisar descobrir qual o sentido da palavra que está sendo usada no texto e que pode ser diferente dependendo do texto. Por exemplo temos a palavra amor em português para todos os tipos de amor, mas no grego temos palavras diferentes para cada tipo de amor.
·        Buscar o significado para o receptor original: como os primeiros receptores entenderam o texto, como o interpretaram e aplicaram a sua mensagem nas suas vidas.
·        Tirar idéias do texto e não buscar textos para as tuas idéias: quando nos achegamos ao texto com idéias já prontas, corremos o risco de forçarmos o texto a dizer aquilo que o texto não diz. Corremos o risco de espiritualizarmos ou alegorizarmos o texto que não deve ser espiritualizado.
·        Lembrar que a Bíblia não é um livro de ciências: existem linguagens coloquiais que a Bíblia usa, que muitos consideram como erros. Devemos sempre saber e lembrar que a Bíblia não se propõe a ensinar ciências, por mais que fale coisas relacionadas a ciências. Por exemplo, quando Josué ordena que o sol pare.
·        Interpretar textos difíceis à luz de textos fáceis: sempre que encontramos um texto difícil de se interpretar o entender o sentido, devemos buscar outros textos que elucidam aquele.
·        Não tirar o texto do seu contexto (o contexto próximo e o remoto): nunca se deve ignorar o contexto em que o texto se encontra, um texto fora do seu contexto é um pretexto.
·        Usar às vezes perguntas que ajudam na exploração do texto: algumas perguntas ajudam muito na compreensão do texto, perguntas que nos ajudam a explorarmos mais o pensamento contido no texto. Eis aqui em algumas perguntas que podem ajudar: Por quê? Como? Quando? Onde? Quem? Para que? Para quem? Quantos? Qual?

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