Postagens populares

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

É FÁCIL DE MAIS SER PASTOR


É FÁCIL DE MAIS SER PASTOR
Conheci alguém que se converteu e depois de cinco meses se tornou pastor, um outro, nem era cristão, depois de ficar desempregado, decidiu se tornar pastor, e 2 meses depois começou a ser chamado de pastor. A cada dia aumentam mais os casos de pessoas que se tornam pastores da noite para o dia. Casos de pessoas que compram o título, casos de pessoas que depois de cursos bíblicos se auto-proclamam pastores, casos de pessoas que entram pelo dinheiro ou pelo prestígio, etc. Alguns dormem ímpios e acordam pastores, se proclamam pastores da noite para o dia, e todo mundo aceitam na boa. Depois de um sonho ou de uma visão, a pessoa mesmo não convertida ainda, diz que Deus a chamou e assim se intitula.
Uma das ocupações mais fáceis dos nossos dias é o de pastor, todos se tornam pastores, a qualquer momento e em qualquer lugar. Existem atualmente pastores de todos os tipos e para todos os gostos, parece que é mais fácil se tornar pastor do que se tornar qualquer outra coisa.  Vivemos dias em que existem mais pastores do que igrejas, para cada igreja existem 50 pastores.
Antigamente ser pastor era uma vergonha para muitos, mas atualmente se tornou moda e mania, todo mundo quer e todo mundo entra, até aqueles que não têm o chamado ministerial e muito menos nasceram de novo. Ser pastor se tornou uma questão de status e de prestígio, se tornou algo fácil e sem honra para alguns.
Anos atrás, era muito raro vermos jovens pastores, mas hoje em dia, a metade ou mais do que a metade dos pastores, são jovens. Os jovens cristãos (vocacionados para o ministério ou não), fazem de tudo para serem chamados de ministros ou pastores. Em alguns círculos e em algumas igrejas é uma grande disputa entre os jovens irmãos, lutam entre eles e fazem de tudo para passaram a frente dos outros, vão além de tudo que se possa imaginar e de tudo o que é permitido. Muitos acham que todo jovem cristão deve se tornar pastor ou ministro, mesmo não entendendo nada de ministério e nem tendo vocação para tal.
Sinceramente, o ministério se tornou um campo de batalha, um comércio, uma mera brincadeira ou talvez, um meio de se ganhar a vida com facilidade. Alguns pagam para serem ordenados, pagam para receberem credencias e crachá, e nem se preocupam com um chamado genuíno e autêntico, ou com um preparo consistente e adequado. Ser pastor, para muitos, é um simples passatempo, e para outros, uma simples profissão, ou seja, por mais que não tenha vida condizente, coerente e digna, pouco importa, o importante é exercer o “ofício”.

Algumas razões que fazem com que muitos queiram se tornar pastores
Muitas pessoas acham que devem se tornar pastores simplesmente porque:
·        Entendem muito de Bíblia.
·        São tementes a Deus.
·        São fortes em oração.
·        São fervorosos na obra de Deus.
·        São altamente capacitados intelectualmente.
·        Fizeram muitos anos na igreja.
·        Fizeram muitos anos na vida cristã.
·        Fizeram muitos anos servindo a Deus.
·        Fizeram muitos anos ao lado dos pastores.
·        Fizeram um curso de Bíblia.
·        Fizeram um curso de teologia.
·        Fizeram um curso de oratória.
·        Fizeram um curso de liderança.

As bases que as pessoas têm
·        Profecias.
·        Sonhos.
·        Visões.
·        O apoio das pessoas.

Muitas pessoas tomam como base para o ministério, coisas que nunca podem ser tomadas como bases. O ministério vem de Deus e não de uma pessoa, o ministério não vem em sonhos ou visões. Não vem de um homem ou de um pastor. E por mais que venha de Deus, precisa ser provado e aprovado. O vocacionado precisa passar por um bom preparo e por várias etapas antes de ser ordenado ou confirmado como ministro de Deus.
Muitos hoje não querem e nem aceitam o tempo de preparo e capacitação, quando se apercebem que foram chamados ou que têm uma vocação ministerial, querem logo a confirmação por parte da igreja e dos outros ministros mais experientes. Outros, a vocação os leva a cometer loucuras e palhaças, fazem de tudo para serem ordenados ao ministério. Não aceitam bons conselhos e nem orientações sábias de pessoas que já estão no ministério há mais tempo.
Ministério é coisa séria, uma grande responsabilidade, talvez a maior de todas. Vem de Deus, mas precisa de um bom preparo e de um bom tempo de capacitação. Capacitação espiritual, psicológica, moral, intelectual, acadêmica, etc. Aquele que de fato recebeu o chamado de Deus, precisa primar pela excelência de tudo que oferece a Deus. Se realmente Deus chamou, então devo me preparar de todas as formas possíveis para melhor exercer este chamado.
A Bíblia nos ensina que todos aqueles que foram chamados por Deus, tiveram um tempo de preparo e capacitação. Quando Deus nos incumbe uma missão, antes, Ele quer nos preparar e lapidar. Moisés foi preparado por cerca de 80 anos antes de começar a exercer liderança, José foi preparado cerca de 13 anos, Samuel foi preparado desde a sua infância, Davi foi preparado cerca de 13 anos. Moisés preparou Josué, Elias preparou Eliseu, Eli preparou Samuel, Davi preparou Salomão. No Novo Testamento a mesma coisa se repete, Jesus preparou os seus discípulos durantes cerca de 3 anos, Paulo preparou Timóteo e Tito. Pedro e os outros apóstolos prepararam homens que continuaram o legado depois.
É muito triste e lamentável a forma como muitos têm banalizado e desvalorizado o ministério, encaram o ministério como algo meramente humano. Muito triste a forma como muitos lutam para chegar à ordenação ministerial, para muitos, o ministério não passa de um alto estágio que todo cristão deve chegar. Devemos saber que um dia Deus pedirá contas de tudo que se fez em seu nome, a sua igreja ou com os dons que Ele nos concedeu. Em minha humilde opinião, as igrejas e os pastores anciões deveriam colocar mais exigências para se obter a ordenação ou confirmação ministerial, deve haver critérios rigorosos baseados na Bíblia. O que hoje é fácil, deve se tornar um pouco mais difícil e trabalhoso, devemos valorizar o chamado e a vocação que vem de Deus. (Rm 1:1; Ef. 1:1)




Nenhum comentário:

Postar um comentário