Postagens populares

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

COMIGO É TUDO NO ESPÍRITO


COMIGO É TUDO NO ESPÍRITO
Conheci um jovem há uns 10 anos atrás, e acompanhei um pouco o percurso da sua vida, faz alguns meses que ele se converteu, entregou a sua vida a Cristo e começou a frequentar uma igreja. Pelo que eu sei, ele ainda não tem um ano de conversão, e antes da sua conversão ele não gostava da Bíblia, ou seja, não entendia nada de Bíblia. Sete meses após a sua conversão, me encontrei com ele e nesta ocasião, me contou que já estava pregando faz um mês. Um mês depois me encontrei com ele novamente e me disse que já tinha sido ordenado a pastor. Tentando ajudar e aconselhá-lo, perguntei-lhe se estava ciente das implicações deste trabalho ou deste título e ele me disse que simplesmente estava obedecendo a vontade de Deus, e que para isso não precisava de nada mais a não ser muita oração e jejum. Insistindo no assunto, ainda perguntei se não estava preocupado por saber tão pouco de Bíblia e não entender nada de teologia. Respondeu-me dizendo que com ele tudo era espiritual, basta subir no púlpito e Deus já começava revelar.  Enfatizou ainda, Deus me revela na hora, não preciso me preparar, estando no altar, a graça e a unção fluem naturalmente como a água.
Antes de tudo, precisamos fazer diferença entre os trabalhos ou as obras que podemos fazer sem muito preparo e aquelas obras que exigem um bom preparo da nossa parte. Precisamos inclusive diferenciar os dons e as funções na igreja e na Bíblia, existem funções e dons que podemos exercer sem um grande preparo, basta uma pequena orientação e formação, já estaremos aptos a exercermos estes dons, enquanto que outros dons precisam de mais preparo e de mais tempo de formação. Paulo mesmo faz esta diferença (1Tm. 3: 6 a, 10), e deixa claro que  existem algumas funções na igreja que não podemos deixar que todo mundo exerça, e principalmente os novos convertidos. Liderança, pregação e ministério pastoral são áreas que exigem um bom preparo e um bom tempo de formação, e nós como igreja, precisamos ter muita cautela ao colocarmos pessoas para exercerem estas funções na igreja, por mais que tenham dons e talentos nítidos nestas áreas.
Todos os que acompanham o mundo evangélico, sabem que tem crescido cada vez mais o número de crentes e servos de Deus que acham que não precisamos de nenhum preparo na obra de Deus, ou seja, Deus chamou e todo o resto ele mesmo faz. Muitos acreditam que procurar um preparo consistente é coisa do diabo, ou seja, os de Deus não precisam nada disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário